quinta-feira, 16 de junho de 2011

  Uma das bandas mais influentes do Brasil, que marca uma geração e faz muita gente pensar, inclusive eu, é Legião Urbana. Costumo dizer que ela me ensinou a ouvir a música de uma forma diferente e prazerosa.
   Ainda hoje utilizo os ensinamentos do poeta Renato Russo, nas relações que faço de sua poesia com a vida de modo geral e também com meus estudos sobre educação, pelo fato de ser uma abertura ao sentimento, filosofia de vida que revela muito do ser humano revelando pensamentos que quase todos temos em relação à vida a morte, ao amor...
   Enfim vou colocar uma letra aqui que durante um ano ficou na minha cabeça por conta de uma disciplina na faculdade de gestão escolar que nos permite enxergar o aluno como um ser humano em formação e como o objetivo final da educação. A citação da música a seguir, pra mim, reflete o pensamento de vários seres humanos em formação que passaram pela escola.
   A escola sem a cara do estudante, repressiva, que parece cadeia, como a maiorias das públicas só pode refletir em pessoas normais certos pensamentos como os colocados nesse recorte de poesia...
Legião Urbana
“Ainda me lembro aos três anos de idade.
O meu primeiro contato com as grades.
O meu primeiro dia na escola.
Como eu senti vontade de ir embora.
Fazia tudo que eles quisessem.
Acreditava em tudo que eles me dissessem.
Me pediram para ter paciência.
Falhei. Gritaram
Cresça e apareça!
Cresci, apareci e não vi nada.
Aprendi o que era certo com a pessoa errada.
Assistia o jornal na TV.
E aprendi a roubar pra vencer.
Nada era como eu imaginava.
Nem a pessoa que eu tanto amava.
Mas e daí.
Se mesmo assim.
Vou ver se tiro o melhor pra mim...”

(Renato Russo)
Trechos da música “ O Reggae"


Nenhum comentário:

Postar um comentário